Tosa muda a textura do pelo do pet?

O ideal é evitar raspar o pet com lâminas muito baixas, porém existem algumas excessões.

Essa dúvida é muito comum de quem tem bichinho de estimação, isso porque cada raça tem uma estrutura de pelagem e também porque os pets trocam os pelos constantemente. É função também do pelo proteger e ajudar a regular a temperatura.

Assim, é normal que alguns donos tenham receio de fazer a tosa e estragar o pelo do pet, mas fique tranquilo, não há esse risco, ao contrário, a tosa melhora a pelagem e sabe porque?

O seu pet tem no folículo (estrutura que produz o pelo) um pelo primário e cinco secundários.

Então, na verdade o que ocorre é que quando o pet é tosado, há uma reação orgânica de vir mais subpelos, ou seja, o número de pelagem secundária dobra gerando mais subpelos e assim o pet fica com uma estrutura mais sedosa e lanosa (semelhante ao da lã).

Até aqui estamos falando da tosa com tesoura e/ou adaptadores, mas e raspar o pet?

Bom, raspar não é indicado pra nenhuma raça, pois retiramos a pelagem na altura que remove  controle da temperatura corporal e isso acaba desregulando esse controle e em muitos casos, a intenção de aliviar o calor acaba na verdade resultando no pet passando mais calor, além da pele ficar exposta, sem proteção.

Porém existem situações em que é necessário raspar como por exemplo um pet que ficou cheio de nós e a recuperação dessa pelagem é inviável, ai neste caso sim pode- se raspar e evitar que o pet fique muito tempo exposto ao sol.
Outra observação também é que pro pet embolar, provavelmente deveria estar se coçando e lambendo, ao raspá- lo, essa coceira e lambedura irão continuar, porém agora sem a proteção da pele, então a atenção a redobrada, afim de evitar feridas e possíveis idas ao veterinário.

Mas o que mais vai influenciar em mudar ou não a textura do pet caso seja necessário raspar é a sua genética.
Um exemplo são shihtzus que raspam em alguns momentos da vida e seus pelos crescem lindos, enquanto outros que nunca rasparam a pelagem é mais cheia.
Mas isso não é o fim, sabia?
Caso seu shihtzu, lhasa, york, maltes ou qualquer outra raça tenha ficado com a pelagem mais cheia (armada), eles ficam lindos com diversos estilos de tosa bebê, enquanto pets com a pelagem muito lisa se limitam à menos opções de corte.

Viu só, a remoção dos pelos não é só um cuidado estético, mas também faz bem para a qualidade de vida do bichinho.

Algumas raças podem ter uma tosa do corpo um pouco mais baixa que outras e isso não muda em nada a sua textura, acontece exatamente o contrário, o pelo vem até mais brilhoso e cheio de vida.

Especialistas Grooming

Conheça cada um dos especialistas do nosso time!

Especialista em banho & tosa

Especialista em Banho & tosa

Especialista em banho & tosa

Especialista em banho

Especialista em Banho & tosa

Especialista em banho & tosa

Especialista em banho

Especialista em Banho & tosa

Especialista em banho & tosa

Comentários
×